QUEM SOMOS

     A Aliança Revolucionária dos Trabalhadores (ART) é uma organização política que surgiu como resposta organizativa e programática à diáspora que o reformismo sindical e partidário provocou na esquerda brasileira nas últimas décadas. Nosso objetivo é reagrupar centenas e talvez milhares de lutadores honestos que foram ignorados, silenciados, desperdiçados e quebrados politicamente por direções reformistas, burocratizadas e oportunistas que dirigem os partidos de esquerda.

  No entanto, sem a arrogância de nos auto proclamarmos a única organização revolucionária no Brasil, nos definimos como um grupo de militantes de vanguarda. Trazemos em nossa trajetória, a tradição teórica e prática na luta histórica da classe trabalhadora para destruir as formas políticas do capital e para edificar um Estado Operário que transite para uma sociedade sem classe: o comunismo.

   Certos que a exploração capitalista se manifesta de diversas formas, não reduzimos nossa atuação apenas nas lutas econômicas, mas também lutamos ombro a ombro pelo fim das opressões, pois compreendemos que as demandas democráticas que se manifestam no seio da classe trabalhadora como a igualdade de gênero, de raça, nacionalidade e orientação sexual é uma parte fundamental do programa dos revolucionários e deve estar articulada com a luta para o fim da exploração de classe, na construção de uma verdadeira emancipação humana.

  Além disso, somos também internacionalistas como nos ensina a melhor tradição do movimento operário. Temos como base política e programática o marxismo em sua forma mais desenvolvida: as formulações de Lenin e Trotsky, os dois grandes líderes da Revolução Russa de 1917.

  Por essa razão, estamos seguros que, embora, as revoluções nasçam em âmbito nacional, qualquer movimento revolucionário da classe trabalhadora no atual estágio do capitalismo só poderá ser vitorioso em âmbito planetário, ou seja, derrotando o sistema capitalista mediante um processo revolucionário socialista ininterrupto – a Revolução Permanente.